//Portugal cai seis lugares no “ranking” de Competitividade Global

Portugal cai seis lugares no “ranking” de Competitividade Global

Portugal caiu seis lugares no ranking de Competitividade Global deste ano, passando da 36.ª posição para a 42.ª, numa lista que avalia a economia de 63 países e é liderada pela Dinamarca.

O estudo é conduzido todos os anos pelo International Institute for Management Development (IMD) e revela que o país baixou em todos os indicadores analisados: no desempenho de económico (de 43.º para 46.º), na eficiência governativa (da 38.ª para a 43.ª posição), na eficiência empresarial (da 38.ª para a 42.ª) e em infraestruturas (passou de 27.º a 30.º).

Em comparação, esta é a pior posição de Portugal desde que o ranking é feito: em 2017, no primeiro ano de análise, o país era 39.º, tendo registado o seu melhor resultado no ano seguinte (33.º) e uma ligeira quebra no ano seguinte. O ano passado tinha sido de recuperação da trajetória, para o 36.º lugar.

Olhando a fundo para o estudo do IMD, Portugal regista pontuações mais negativas nos campos da política fiscal (56.ª posição), práticas de gestão empresarial (56.ª), economia doméstica (52.ª) e finanças públicas (50.ª), obtendo bons resultados a nível social (20.º), da saúde e do ambiente (23.º), da educação (26.º) e das infraestruturas científicas (28.º).

A nível mais específico, Portugal ocupa a penúltima posição em impostos pessoais reais, é 60.º entre 63 países analisados no que toca à formação de trabalhadores, tal como na resiliência económica, registando ainda pobres resultados em áreas como o preço dos combustíveis, cibersegurança ou a regulação laboral.

De maneira a enfrentar os problemas, o IMD indica objetivos para Portugal como o crescimento económico sustentável e acima da média europeia, a implementação da uma estratégia nacional para promover a literacia financeira e o empreendedorismo, a transição digital e energética das empresas, além de reformas estruturais do sector público e soluções para os problemas demográficos.

O ranking deste ano é liderado pela Dinamarca, que subiu em relação ao terceiro lugar do ano passado, surgindo como o “país mais avançado do mundo a nível digital”. A Suíça, que liderava a lista, é agora 2.ª, seguida de Hong Kong no terceiro lugar. Os EUA estão em 10.º, enquanto a vizinha de Portugal, a Espanha, é 38.ª.

Ver fonte

TAGS: