//Portugal demora quase 3 anos a recuperar da pandemia, o 3º mais lento dos países ricos

Portugal demora quase 3 anos a recuperar da pandemia, o 3º mais lento dos países ricos

A retoma está em curso, deve ganhar força neste ano e no próximo, mas no caso de Portugal, a riqueza por pessoa (produto interno bruto ou PIB per capita) vai demorar quase três anos a ser reposta nos níveis pré-pandemia; Portugal será o terceiro mais lento do grupo dos chamados países ricos ou mais desenvolvidos, indica um novo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE).

No caso da retoma do emprego, Portugal não consegue recuperar totalmente e vai precisar de mais tempo, sobretudo porque a economia é “altamente dependente” do turismo, assinala a OCDE.

A criação de postos de trabalho acontece de forma modesta este ano (mais 0,6%) e no próximo (mais 0,9%), mas não chega para compensar a destruição elevada que marcou o ano passado, quando a economia registou uma quebra de 2% no emprego.

Antes da crise, o turismo valia mais de 15% da riqueza produzida anualmente pela economia portuguesa e representava cerca de metade das exportações de serviços.

Tomando como base de partida a situação económica (PIB per capita) de final de 2019, a OCDE mostra que Espanha terá a recuperação mais lenta no grupo de 32 países mais desenvolvidos e que integram o clube da OCDE, levando cerca de 3,5 anos a regressar aos níveis pré-crise pandémica, de acordo com o panorama económico (outlook económico), ontem divulgado.

A Bélgica aparece em segundo lugar no ranking, demorando cerca de três anos a apagar estragos.