//Portugal deve atingir este ano 50% das receitas turísticas de 2019

Portugal deve atingir este ano 50% das receitas turísticas de 2019

No Plano Reativar o Turismo|Construir o Futuro, apresentado pelo Governo em maio passado, está incluída “a perspetiva” de o país, este ano, “atingir 50% das receitas [que teve] em 2019”, lembrou a secretária de Estado Rita Marques.

Em declarações aos jornalistas, em Évora, à margem de uma conferência internacional do setor turístico que começou hoje naquela cidade, a governante afiançou que o país já está “muito próximo” desse total de receitas do turismo.

“Temos ainda incerteza pela frente, mas, tendo em conta que o verão foi um pouco melhor do que aquilo que pensámos, estamos certos de que, provavelmente, vai ser esse número, muito em linha, aliás, com os outros países europeus que também trabalham no turismo” como Portugal, frisou.

Assim, em 2021 o país deve ficar “a 50% das receitas de 2019, mantendo a ambição de, em 2027”, poder atingir “um valor bem superior, portanto, os 28 mil milhões de receitas”, meta já traçada no plano apresentado em maio, argumentou.

“No que toca ao turismo, essa é a nossa ambição, em 2027 atingir aquilo que nos propusemos a atingir quando desenhamos a estratégia turismo em 2016/2017. Portanto, acho que vamos conseguir, com certeza, com a ajuda de todos”, sublinhou.

Mas, apesar de reconhecer que o Governo quer o país de volta aos “números de 2019” no setor, Rita Marques defendeu que é preciso “sobretudo um melhor turismo”.