//Portugal emite 4 mil milhões em dívida a 10 anos

Portugal emite 4 mil milhões em dívida a 10 anos

A agência que gere a dívida pública (IGCP) colocou quatro mil milhões de euros em obrigações do tesouro a 10 anos. A procura superou a oferta em seis vezes (23 mil milhões de euros) e a taxa de juro ficou em 0,49%. Foi a primeira emissão de dívida pública do Tesouro português deste ano, numa operação sindicada de longo prazo.

De acordo com o IGCP, a procura de Obrigações do Tesouro (OT) que vencem em 18 de outubro de 2030 atingiu os 25.000 milhões de euros e foi sindicada, já que o IGCP mandatou o Citi, o Deutsche Bank, o Goldman Sachs, o HSBC, o J.P. Morgan e o Novo Banco como gestores da operação de colocação.

Face à última emissão comparável, de novembro de 2019, a taxa subiu de 0,333% para 0,499%. “Esta é a primeira transação sindicada da República Portuguesa em 2020 e com esta emissão a República completou cerca de 20% do objetivo bruto de emissões de 16,7 mil milhões de euros através de leilões e operações sindicadas em 2020”, assinala o IGCP em comunicado enviado às redações.

A agência que gere a dívida pública portuguesa destaca que a transação teve a participação de mais de 350 contas, “representando uma procura forte e diversificada, sobretudo da Europa e especialmente do Reino Unido, Itália, Espanha, França e Portugal”.

Filipe Silva, do Banco Carregosa, explica: “Portugal continua a beneficiar do bom momento e desempenho da sua economia e a procura que teve nesta emissão acaba por ser um reflexo do mesmo”.

A agência liderada por Cristina Casalinho divulgou esta semana o seu plano de financiamento para 2020, esperando obter 16,7 mil milhões de euros “via emissão bruta de OT [Obrigações do Tesouro], combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais”.

(atualização com alguns números atualizados às 19h)

Ver fonte