//Portugal pode tornar-se “um ‘hub’ europeu” no ‘live streaming commerce’

Portugal pode tornar-se “um ‘hub’ europeu” no ‘live streaming commerce’

O fundador do grupo chinês Xinxuan considera, em entrevista à Lusa, que Portugal poderá tornar-se um “‘hub’ europeu” para o ‘live commerce’, estratégia de divulgação e venda de produtos através de transmissões de vídeo ao vivo.

“Há muito espaço para o desenvolvimento do ‘live commerce’ em Portugal, mas isso poderá exigir a promoção conjunta do Governo e das empresas”, afirmou o fundador e presidente executivo (CEO) do grupo Xinxuan, Xin Youzhi, em resposta por escrito, quando questionado pela Lusa sobre qual a estratégia que tem para desenvolver o conceito na Europa e, nomeadamente, no mercado português.

Xin Youzhi sublinhou que Portugal “já lidera no desenvolvimento da fibra na Europa graças ao Governo português”, acrescentando que o executivo poderia também “implantar políticas relevantes para promover o desenvolvimento de infraestrutura básica para o ‘live commerce'” como “ajudar a aumentar a cobertura dos pagamentos eletrónicos (‘e-payments’), promover o desenvolvimento de empresas de logística” ou criar formações especializadas e academias para esta nova forma de negócio.

“Portugal pode até tornar-se um ‘hub’ [centro] europeu para o ‘live streaming commerce'”, considera Xin Youzhi, que fundou aquela que é apontada como uma das empresas líderes de transmissão de ‘e-commerce’ ao vivo na China.

O responsável adianta que esta intenção — de Portugal tornar-se num ‘hub’ — poderia ser “tornada pública” até à edição deste ano da cimeira tecnológica Web Summit, para a qual Lisboa “tem contribuído desde 2016 para se tornar no lugar onde as pessoas e as empresas redefinem a indústria tecnológica global”.

Além disso, acrescenta, “as empresas de comércio eletrónico portuguesas precisam de perceber com mente aberta as mudanças que estão a moldar a indústria e que ativamente promovem o crescimento desta nova forma de vendas e marketing ‘online'”.