Portugal vai apoiar Moçambique na formação, investigação e infraestruturas na área da agricultura, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
“A nossa prioridade, para aquilo que é a relação entre os dois Estados, é a inovação, formação e infraestruturas e nestes pontos Portugal vai apoiar Moçambique”, declarou Miguel João de Freitas.
Os dois países estão a organizar uma reunião técnica para estudar o modelo de cooperação, um encontro que ainda não tem data, mas Miguel João de Freitas garantiu que será ainda este ano.
“Estamos para dar o passo seguinte que é a concretização da parte técnica entre os dois Estados”, observou Miguel João de Freitas, destacando que é preciso também garantir que a evolução da relação entre as empresas e organizações dos dois países na área da agricultura.
Na cooperação entre Portugal e Moçambique na área da agricultura, acrescentou Miguel João de Freitas, a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) vai desempenhar um “papel fundamental”, na medida em que o grupo alvo na capacitação deve ser a juventude.
“A AJAP tem uma experiência de quatro décadas na formação de jovens agricultores e, portanto, este é um trabalho que obrigará também uma parceria entre as associações da área agrícola dos dois países”, declarou.
Miguel João de Freitas destacou ainda que as soluções para a agricultura em Moçambique devem ser baseadas na realidade do país, considerando fundamental que se passe “das palavras para os atos”.
“Temos de concretizar e concretizar estas ideias com qualidade”, frisou o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural de Portugal.
Além de visitar a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), que decorre desde segunda-feira na província de Maputo, Miguel João de Freitas manteve um encontro com o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco Marrule.
Deixe um comentário