//Portugal vai emitir 15,4 mil milhões em Obrigações do Tesouro em 2019

Portugal vai emitir 15,4 mil milhões em Obrigações do Tesouro em 2019

Em 2019, o Estado português vai emitir 15,4 mil milhões em Obrigações do Tesouro, “combinando sindicatos e leilões, e assegurando emissões mensais”, avança uma nota divulgada esta sexta-feira pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). O programa do Tesouro prevê, contudo, necessidades líquidas de 8,6 mil milhões de euros.

A estratégia de financiamento para 2019 “centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em EUR com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT), para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”, refere o IGCP.

Relativamente às Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), prevê-se que tenham um impacto positivo de mil milhões de euros.

Também para este ano, o Estado prevê que o financiamento líquido resultante da emissão de Bilhetes do Tesouro terá um impacto positivo de 600 milhões de euros.

Para isso, a entidade liderada por Cristina Casalinho, sublinha que ” vai centrar-se na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros” e “explorar oportunidades para realizar operações de troca e recompras de títulos”, refere a mesma nota.

No final do ano passado, verificava-se uma descida no saldo dos Certificados do tesouro para 16.318 milhões de euros, um valor registado em novembro.

Ver fonte