//Portugueses aderem à nova febre da bitcoin

Portugueses aderem à nova febre da bitcoin

De moeda associada ao lado mais negro da Internet a estrela dos investidores. A febre da bitcoin está de volta. Os portugueses também aderiram à nova onda de euforia em torno da moeda digital mais popular do Mundo. Atualmente, uma bitcoin vale mais de 21 mil euros, cerca de 26 mil dólares, um máximo histórico.

Os últimos meses “têm vindo a favorecer os criptoativos e, em especial, a bitcoin, que parece ter chamado a atenção dos investidores a nível internacional e Portugal não é exceção”, segundo a corretora XTB. “A procura por este tipo de produtos financeiros tem vindo a recuperar os níveis que se registavam nos períodos de 2017-2018 e inclusive começam a surgir mais projetos à volta deste setor”, destacou.

Retorno de 200%

A bitcoin superou o seu máximo alcançado há três anos e parece ter-se tornado um ativo comum. A aposta na moeda por parte de empresas e bancos veio ajudar a dar confiança aos restantes investidores. No espaço de 12 meses, a moeda virtual valorizou-se mais de 200%. Comparando com a média dos restantes países, “Portugal ainda apresenta níveis de procura modestos, mas nos últimos meses assistimos a um crescimento significativo da procura e das transações de criptoativos e começamos a assistir a investimentos por parte das empresas neste setor, em território nacional”, segundo a XTB.

Em ano de crise económica, provocada pelas medidas adotadas no âmbito da epidemia do novo coronavírus, a bitcoin continua a beneficiar dos receios de que as atuais políticas dos bancos centrais levem a uma depreciação das divisas convencionais.

A valorização da bitcoin arrasta também para subidas outras moedas digitais alternativas à mais popular (altcoins). Segundo Henrique Tomé, analista da XTB, “ao nível da procura em geral, temos assistido a um aumento dos investidores de retalho a optar pelo mercado de criptoativos em vez dos mercados tradicionais, mas também das grandes instituições como a Paypal, que começam a dar os primeiros passos neste setor”. A movimentação das grandes instituições “acaba por transmitir sinais de segurança”.

Revolut

Uma das formas que os investidores de retalho têm para negociar moedas digitais é através da aplicação da Revolut, que permite comprar e vender bitcoin, ethereum, litecoin, bitcoin cash, ripple e stellar lumens em segundos. “Nas últimas quatro semanas, o valor transacionado pelos nossos utilizadores quadruplicou”, disse uma porta-voz da Revolut. Os valores totais negociados “aumentaram, ultrapassando os 5,8 milhões de euros”.