//Powell discursa hoje sobre economia e política monetária em Jackson Hole

Powell discursa hoje sobre economia e política monetária em Jackson Hole

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, faz esta sexta-feira uma intervenção muito aguardada, no simpósio que a Reserva Federal de Kansas realiza anualmente em Jackson Hole (Wyoming).

Os investidores procuram pistas no discurso sobre o calendário de retirada dos estímulos monetários nos Estados Unidos.

O encontro de Jackson Hole, um dos principais fóruns de debate de política monetária, que habitualmente reúne dirigentes de bancos centrais, economistas, responsáveis políticos e académicos, deveria decorrer presencialmente, mas afinal realiza-se por videoconferência, devido ao risco elevado de covid-19 no condado de Teton, Wyoming.

Recentemente, a publicação das atas da última reunião da Reserva Federal (Fed, banco central norte-americano) revelou que a maioria dos seus membros se inclinava para uma redução das compras de ativos em finais deste ano, o que aumentou a tensão nos mercados.

Mas, essa reunião, que decorreu em julho, ainda não contava com dados relevantes que foram conhecidos posteriormente, como o impacto negativo que a expansão da variante Delta está a ter na recuperação económica.

Durante a última semana, alguns indicadores macroeconómicos, como as vendas a retalho na China e nos Estados Unidos e a produção industrial chinesa, apontam para uma desaceleração do ritmo de crescimento.