//PR promulga compensação às empresas por subida do salário mínimo

PR promulga compensação às empresas por subida do salário mínimo

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo que cria uma medida excecional de compensação às entidades empregadoras pela subida do salário mínimo nacional.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou este diploma “atendendo, por um lado, ao consenso existente quanto à justiça de ir elevando o salário mínimo nacional, e, por outro lado, à situação invocada pelo setor empresarial, não obstante as repercussões para o universo dos que pagam impostos”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Em janeiro deste ano, o salário mínimo nacional aumentou 30 euros, passando a ser de 665 euros.

O decreto-lei agora promulgado foi aprovado em Conselho de Ministros no dia 29 de abril.

Segundo o comunicado dessa reunião do Conselho de Ministros, este diploma “cria uma medida excecional de compensação das entidades empregadoras, face ao aumento do valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG), através da atribuição de um subsídio pecuniário”.

“Esta medida sublinha a importância que o aumento do valor da RMMG assume na promoção de um trabalho mais digno e na promoção do crescimento, sem descurar o peso financeiro que tal representa na atual conjuntura económica para as empresas”, afirma o Governo, nesse comunicado.