Se a sua viatura é a diesel, aguarde pela próxima semana para atestar o depósito, pois o preço do gasóleo vai descer 2,5 cêntimos por litro.
De acordo com o jornal Eco, a partir de segunda-feira, o preço do litro de gasóleo deverá situar-se nos 1,541 euros, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Já no caso da gasolina, passa-se o inverso. No arranque da próxima semana, o preço do litro da gasolina simples 95 deverá aumentar 0,5 cêntimos, passando a custar 1,688 euros, tendo em conta os mesmos valores médios praticados nas bombas à segunda-feira.
Este comportamento desfasado dos preços fica a dever-se à revisão da carga fiscal dos combustíveis para este mês de março e surge depois de o gasóleo subir 4,5 cêntimos esta semana e a gasolina 1,5 cêntimos, uma subida inferior ao antecipado pelo mercado.
O Governo decidiu manter em vigor os apoios para mitigar os efeitos do aumento dos preços dos combustíveis durante o mês de março, pelo que a redução da carga fiscal passou a ser de 34 cêntimos por litro, igualmente, de gasóleo e de gasolina” durante este mês. Devido às variações anteriores, o preço da gasolina sobe.
Estes preços, que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais, podem, contudo, variar consoante o posto de abastecimento e ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial.
Os preços finais resultam ainda da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.
Deixe um comentário