O preço das telecomunicações nos últimos 11 anos, em Portugal, aumentou 6,5%, enquanto na União Europeia desceu quase 11%. Os valores são divulgados nesta terça-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações, citando dados do gabinete de estatística da União Europeia (Eurostat).
Em comunicado, a Anacom indica que, entre o final de 2009 e dezembro de 2020, os preços das telecomunicações aumentaram 6,5% em Portugal, mas na União Europeia diminuíram 10,8%, sendo que, em Espanha, Itália e França diminuíram 9,4%, 16,9% e 24,3%, respetivamente.
O país que mais aumentou o preço das telecomunicações foi a Roménia: 17,5%. Portugal surge em terceiro lugar, logo a seguir à Eslovénia, onde os preços subiram 7,5%.
Além destes países, apenas a Finlândia, a Grécia, a Áustria, a Hungria e o Chipre registaram aumentos no custo das telecomunicações. Todos os outros Estados-membros da União Europeia diminuíram os preços durante aquele período.
A diferença de valores estreitou-se com a entrada em vigor, no dia 15 de maio de 2019, das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações dentro do espaço europeu. A partir de 2011-2012, ter-se-á instalado um padrão de divergência de preços.
Segundo a nota, que chega acompanhada de gráficos, as diferenças entre a evolução de preços das telecomunicações em Portugal e na UE (de mais 17,3 pontos percentuais em termos acumulados) devem-se, sobretudo, aos “ajustamentos de preços” que os prestadores fazem nos primeiros meses de cada ano.
Em dezembro de 2020, o Eurostat colocava Portugal em 23.º lugar da lista de países da União Europeia com aumentos de preços mais elevados. A taxa de variação média dos últimos 12 meses dos preços dos serviços de telecomunicações foi 2,1 pontos percentuais inferior à média da UE.
Os países onde ocorreram os maiores aumentos de preços foram Polónia (+4,1%), Finlândia e Roménia (+1,8%). Irlanda (-3,6%), República Checa (-3,5%) e Dinamarca (-2,8%) apresentaram as maiores diminuições.
Em relação ao mês homólogo, Portugal ocupava a 20ª posição entre os países com maiores aumentos de preços, entre os 27 países considerados.
Na secção de dados móveis, Portugal é o 5.º país da UE com os preços mais elevados. O preço médio de 1 GB estava, em 2020, 45% acima da média da UE, de acordo com o estudo “Worldwide mobile data pricing 2020”, desenvolvido pela empresa britânica Cable.co.
Com preços mais elevados do que Portugal estão o Chipre, a Grécia, a República Checa e a Hungria.
Deixe um comentário