//Preço dos contentores preocupa empresas portuguesas exportadoras

Preço dos contentores preocupa empresas portuguesas exportadoras

O preço dos transportes, nomeadamente dos contentores, está a preocupar as empresas exportadoras nacionais, disse à Lusa Pedro Magalhães, diretor de comércio internacional da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP).

“O principal ‘feedback’ [sobre problemas] que temos tido é em relação à crise internacional de transportes, à falta de contentores que existe a nível internacional”, salientou, detalhando que “uma empresa que pagava por um contentor para um determinado mercado 2.500 euros neste momento pode estar a pagar 10.000 ou mais pelo menos contentor”.

Pedro Magalhães indicou, no entanto, que “há esperança de que esta situação se resolva o mais rapidamente possível”, realçando que “essa é das principais preocupações” que tem ouvido dos associados.

O responsável falou com a Lusa a propósito do plano de ações da CCIP para o próximo ano, que “contempla uma abordagem com mais de 46 missões empresariais entre o formato presencial e virtual”, sendo que a CCIP irá “continuar a incidir fora dos mercados de exportação tradicional portuguesa”, ou seja, europeus.

“No nosso plano de ações temos tendência a ir para destinos como a Costa do Marfim, Coreia do Sul, México, Marrocos, Rússia, que são mercados que têm vindo a crescer no nível de exportações das empresas portuguesas e que apresentam um potencial em que acreditamos que faz sentido apostar”, indicou Pedro Magalhães.

O diretor da CCIP revelou ainda que este ano a entidade “já realizou 30 missões empresariais, entre o formato presencial e virtual a mercados como o Cazaquistão, a Geórgia, o Egito”.