A presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, foi nomeada para presidir ao Comité sobre Gestão de Ativos do supervisor europeu dos mercados de capitais. Isto numa altura em que o Brexit traz incerteza à indústria de fundos de investimento.
“A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) nomeou hoje Gabriela Figueiredo Dias, presidente do Conselho de Administração da CMVM, para presidir ao seu Comité sobre Gestão de Ativos (Investment Management Standing Committee)”, indica a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), num comunicado. O mandato é válido até 2020.
Gabriela Figueiredo Dias acumula esta responsabilidade com a presença no Conselho de Gestão da ESMA. O Comité sobre Gestao de Ativos tem “como principal função a elaboração de normas técnicas de execução e de regulamentação relativas às Diretivas e Regulamentos comunitários que digam respeito à indústria de fundos de investimento, entre outras matérias”.
Com uma parte significativa das gestoras de ativos europeias a estarem baseadas em Londres, este Comité terá um papel importante para assegurar que o processo do Brexit não traz problemas aos investidores em fundos de investimento.
A CMVM considera que “a nomeação de Gabriela Figueiredo Dias para a presidência do Comité sobre Gestão de Ativos reforça a presença internacional da CMVM, objetivo traçado pelo seu Conselho de Administração, com vista a um melhor desempenho da organização pela participação ativa em debates e decisões que influenciam o enquadramento interno e externo e pela visibilidade internacional conferida ao mercado nacional”.
Deixe um comentário