//Presidente da República destaca papel pioneiro de Portugal nas renováveis

Presidente da República destaca papel pioneiro de Portugal nas renováveis

Na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022 (UNOC – United Nations Ocean Conference), que decorreu na praia do Carcavelos (concelho de Cascais), e na qual participou também o secretário-geral da ONU, António Guterres, os dois responderam à pergunta de uma jovem queniana, Nancy, depois de alguns dos delegados presentes terem apresentado as suas propostas.

“Queremos saber do vosso lado o que vem a seguir? Nos próximos dias há uma grande conferência sobre os oceanos, como vão levar estas ideias avante?”, questionou.

Na resposta, o chefe de Estado destacou que é essencial “vontade política”, mas também o apoio das populações neste combate contra as alterações climáticas e pelos oceanos, incluindo-as através da educação e da participação

“Estes problemas não podem ser resolvidos por um único país, um único município, é por isso que esta conferência é tão importante, num momento em que tantos falam em unilateralismo, apostar no multilateralismo”, disse.

Finalmente, o chefe de Estado português defendeu que, para lá dos acordos globais, é necessária “implementação local e nacional”

“No caso de Portugal, fomos pioneiros em muitos campos, como as renováveis. Quando começámos a substituir outras formas de energia alguns disseram éramos tolos, não éramos, agora queremos antecipar as metas internacionais”, frisou.