A presidente da comissão executiva da TAP pediu esta quarta-feira “sinceras desculpas” aos cerca de 1,5 milhões de clientes da empresa cujos dados pessoais foram divulgados na internet pelo grupo Ragnar Locker que levou a cabo um ataque informático às bases de dados da empresa.
“O ataque dirigia-se a nós, mas atingiram também vocês, os nossos clientes”, referiu Christine Ourmiéres-Widener numa mensagem de vídeo, onde assegurou, ainda que a empresa não está disposta a negociar nem a recompensar estes comportamentos.
“Esperamos que nos apoiem nesta atitude ética”, apelou a CEO da TAP que apresentou “sinceras desculpas por qualquer inconveniência que isto vos esteja a causar”.
A TAP foi alvo de um ataque informático a 26 de agosto e a 13 de setembro e, de acordo com o jornal Expresso, foram divulgados dados de 1,5 milhões de clientes e alguns documentos confidenciais da empresa, em que se incluem acordos com empresas e relações com outras companhias de aviação.
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Nome, morada e e-mail de passageiros entre os dados expostos
Os dados pessoais dos clientes da TAP divulgados pelo grupo de cibercriminosos Ragnar Locker, que atacou a companhia aérea em agostos, vão do nome, morada, “e-mail”, data de nascimento até data de registo e número de passageiro.
“Lamentavelmente, queremos informar que as categorias de dados pessoais de clientes TAP divulgadas consistem nas seguintes: nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento, morada, e-mail, contacto telefónico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente”, adiantou a TAP em comunicado, divulgado já depois do pedido de desculpas de Crhistine Ourmiéseres-Widener.
A companhia aérea indicou que a informação divulgada relativamente a cada cliente pode variar, reiterando que “não há indícios de que dados de pagamento tenham sido exfiltrados dos sistemas”.
“Embora os ciberataques constituam uma ameaça constante para muitas empresas, a TAP tomou imediatamente medidas para a contenção e resolução do incidente, de forma a proteger todos os dados detidos ou geridos”, salientou.
No documento intitulado “Aviso Importante aos Clientes”, a TAP recomendou ainda a “verificação das condições de segurança que os clientes utilizam para aceder à sua área reservada, nomeadamente através da utilização de uma senha forte e da sua alteração frequente”, embora o acesso ao serviço Miles&Go ou à área reservada dos clientes não tenha sido comprometido.
A TAP pediu ainda para que os clientes “se mantenham cautelosos” face “a comunicações não solicitadas que requeiram informações pessoais” e que “evitem clicar em ligações ou descarregar anexos enviados a partir de endereços de “e-mail” suspeitos”.
“Após esta comunicação pública, a TAP não enviará mensagens diretamente a clientes individuais sobre este assunto, por qualquer meio”, alertou.
[Notícia atualizada às 00h30]
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