O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, anunciou esta segunda-feira a sua demissão, que será efetiva em 01 de fevereiro, disse em comunicado a instituição, citada pelas agências de notícias internacionais. A atual diretora executiva do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, vai suceder ao cargo.
O médico norte-americano de origem sul-coreana, que é presidente do Banco Mundial há seis anos, sai bem antes do termo do seu mandato, previsto para final de 2022.
“Foi uma honra servir como Presidente desta instituição notável, cheia de pessoas apaixonadas e dedicadas à missão de acabar com a pobreza extrema”, disse numa declaração esta segunda-feira, citado pelo Financial Times.
Jim Yong Kim irá voltar ao setor privado, a uma empresa que investe em infraestruturas em países em desenvolvimento, segundo o comunicado.
O Banco Mundial tem sede em Washington, nos Estados Unidos, e é dos maiores financiadores de projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento. As suas políticas são alvo de controvérsia.
Deixe um comentário