//Procura de camionistas no Reino Unido faz salários dispararem. Há prémios de mais de 2000 euros

Procura de camionistas no Reino Unido faz salários dispararem. Há prémios de mais de 2000 euros

A procura elevada por motoristas de veículos pesados no Reino Unido já está a fazer subir os salários e empresas estão a oferecer prémios superiores a 2000 euros para atrair profissionais.

Este mês, o sindicato Unite deu conta de uma negociação com o grupo Argos, que vende desde mobiliário a eletrodomésticos, o que resultou num aumento de 30%, fazendo o salário disparar de cerca de 2.200 libras (2500 euros) mensais para 2.900 libras (3350 euros).

Carphone Warehouse, Asda, Tesco, Veolia e Arla são apenas algumas das empresas que estão a oferecer prémios aos novos camionistas que chegam às 2.000 libras (2300 euros) e recompensas monetárias aos funcionários que consigam atrair um amigo.

No caso do português Leandro Louro, o aumento foi de 50%, tendo passado de 12 libras por hora (14 euros) para 18 libras (21 euros), embora em empresas diferentes, disse à agência Lusa.

“Foram obrigados a pagar melhor para aguentar o pessoal porque muitos europeus foram-se embora durante a pandemia”, explicou.

No entanto, em vez de culpar o ‘Brexit’ pelo êxodo de milhares de camionistas europeus, sobretudo de países do leste, como Roménia, Hungria ou Polónia, justifica a situação com a mudança das regras fiscais.