//Procura por transportes públicos urbanos cresceu 95% até junho face a 2021

Procura por transportes públicos urbanos cresceu 95% até junho face a 2021

Os transportes públicos coletivos urbanos tutelados pelo Governo continuam a recuperar passageiros, depois da descida acentuada devido à pandemia, com a procura a crescer 95% entre janeiro e junho face ao período homólogo de 2021, foi divulgado esta segunda-feira.

Os dados provisórios divulgados em comunicado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) dizem respeito ao Metropolitano de Lisboa, ao Metro do Porto e à Soflusa/Transtejo.

Contudo, o MAAC ressalva que, “apesar deste acréscimo de passageiros, a procura por estes meios de transporte ainda está aquém da verificada no período homólogo de 2019, quando a operação das empresas ainda não tinha sido afetada pela pandemia da covid-19”, já que o número de passageiros verificado até junho de 2022 representa apenas 76% da procura registada no período homólogo de 2019.

“Analisando a procura mensal, regista-se uma tendência para a recuperação do uso da maioria destes meios de transporte entre janeiro e junho deste ano, pese embora os meses de abril e junho denotem o impacto das férias escolares”, aponta a nota.

De acordo com os dados disponibilizados pela tutela, o número de passageiros transportados entre janeiro e junho deste ano foi de 100.816 contra os 51.640 transportados durante o período homólogo de 2021, representando uma taxa de variação de 95%.

Entre janeiro e junho de 2019 (período anterior à pandemia) tinham sido transportados 132.819 passageiros.