//Propagação do vírus acelera. Xi Jinping diz que a situação “é grave”

Propagação do vírus acelera. Xi Jinping diz que a situação “é grave”

Com um saldo de 41 mortos e mais de 1300 casos confirmados da nova pneumonia, o presidente chinês Xi Jinping admite gravidade da situação. Já há 17 cidades isoladas e dois novos hospitais em construção.

A epidemia de pneumonia causada pelo novo coronavírus está a agravar-se na China. O presidente Xi Jinping, confirmou este sábado que a propagação da doença acelerou e que a situação “é grave”. A China corre contra o tempo para ainda tentar conter uma epidemia em larga escala, aplicando medidas sem precedentes no país.

Pelo menos 17 cidades estão agora isoladas, colocando mais de 50 milhões de pessoas de quarentena – dali, ninguém sai, nem entra. E há dois hospitais em construção, destinados exclusivamente ao tratamento destes doentes, que já ascendem no país a mais de 1300, dos quais 41 morreram.

“Face à situação grave de uma epidemia que se acelera […] é necessário reforçar a direção centralizada e unificada do comité central do partido”, disse Xi, que presidiu este sábado a uma reunião do politburo (o órgão de sete membros que dirige o país), sobre o problema do novo coronavírus. “A China pode vencer a batalha”, assegurou Jinping.

Uma das 41 vítimas mortais da nova pneumonia é um médico de 62 anos que tratou doentes infectados e faleceu este sábado, confirmaram as autoridades de saúde do país.

Leia mais no Diário de Notícias!

Ver fonte

TAGS: