//PRR: Secretário do Mar dos Açores diz que processo das Agendas foi liderado pelas Finanças

PRR: Secretário do Mar dos Açores diz que processo das Agendas foi liderado pelas Finanças

O secretário regional do Mar dos Açores disse esta quinta-feira que foi a tutela das Finanças que liderou o processo de criação das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores.

“Havia falta de informação. Como isto estava liderado pela secretaria das Finanças, avançámos, porque éramos só participantes. Não tínhamos aqui outro papel”, afirmou o titular da pasta do Mar nos Açores, Manuel São João, numa audição na comissão parlamentar de inquérito à operacionalização das agendas mobilizadoras do PRR nos Açores, em Ponta Delgada.

O governante disse ter tido conhecimento do processo das agendas mobilizadoras no dia 24 de agosto de 2021, através de um ‘email’ do chefe de gabinete do secretário regional das Finanças, enviado ao seu chefe de gabinete.

Adiantou que indicou um membro do seu gabinete para participar nas reuniões relativas à agenda da economia do mar, com uma consultora contratada pela tutela das Finanças, e que colaborou com a Escola do Mar, por ser, na altura, presidente da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA).

Manuel São João disse que não deu indicações à Lotaçor, tutelada por si, nem à fábrica de conservas de Santa Catarina, tutelada pela Lotaçor.

“A secretaria [do Mar] entrou neste projeto como parceira e nunca liderou o que quer que seja nestas agendas”, frisou.