//PRR tem 128 milhões de euros para recuperação e construção de novos centros de saúde

PRR tem 128 milhões de euros para recuperação e construção de novos centros de saúde

A ministra da Coesão afirmou esta terça-feira que estão abertos avisos de 128 milhões de euros no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção e “requalificação profunda” de centros de saúde que vão passar para os municípios.

Ana Abrunhosa foi esta terça-feira ouvida no parlamento sobre o processo de descentralização no âmbito de dois pedidos de audição do PSD e do PCP, um dia depois de a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) ter aprovado um acordo com o Governo no âmbito da transferência de competências nas áreas da educação e da saúde.

“No PRR nós já temos avisos abertos para construção de novos centros de saúde e requalificação profunda de outros, no montante de 128 milhões de euros (ME). Estão lá nominativamente os investimentos. Também está previsto no PRR um aviso que está aberto de 26 ME para a aquisição de 812 viaturas elétricas para centros de saúde cuja frota está ultrapassada”, afirmou a ministra, salientando que estas necessidades estão “mapeadas”.

Ana Abrunhosa salientou que “haverá outros centros de saúde”, além dos já identificados, “com necessidades de intervenção”, mas terão “outras fontes de financiamento, nomeadamente através dos quadros comunitários”.

A ministra afirmou perceber “os constrangimentos” que têm levado os autarcas a assumir de forma faseada competências na saúde, salientando que são 51 os municípios a exercer competências na área da saúde.

“Estamos convictos de que este número vai subir de forma expressiva a breve prazo”, acrescentou.