//PSI-20 em alta no arranque da sessão

PSI-20 em alta no arranque da sessão

A bolsa de Lisboa arrancou a sessão em terreno positivo, numa altura em que as principais praças europeias estão igualmente no verde. O PSI-20 (principal índice nacional) sobe 0,51% para 4.934,84 pontos.

Às 8:09, o BCP crescia 0,41% para 24,58 cêntimos, a EDP subia 0,62% para 3,094 euros, a Galp Energia avançava 1,84% para 14,695 euros e a Jerónimo Martins valorizava 0,52% para 10,66 euros.

Entre as restantes bolsas do Velho Continente o sentimento é de ganhos, depois de o dia ter sido já positivo nos mercados asiáticos. Em Tóquio, o principal índice bolsista nipónico, o Nikkei, fechou o dia a subir 1,1% e o Topix cresceu igualmente 1,1%. Na China, o Shanghai Composite está também no verde, subindo menos de 1%.

Este comportamento tem lugar numa altura em que, de acordo com a Reuters, os investidores acreditam que os Estados Unidos e a China estão a aproximar-se gradualmente de um acordo comercial, que colocará um ponto final nas tensões comerciais entre as duas economias, e que representa uma das principais ameaças à economia mundial.

Elementos do governo chinês e norte-americano iniciaram as negociações na passada segunda-feira. Deveriam durar até esta terça-feira, 8 de janeiro. Contudo, e segundo a Bloomberg, que cita um dos negociadores americanos, vão prolongar-se até hoje, 9 de janeiro. Steven Winberg, do Departamento da Energia dos EUA, disse aos jornalistas que as negociações nos últimos dois dias “decorreram bem”. “Posso confirmar que vamos continuar amanhã [esta quarta-feira]”.

Nota ainda que, esta manhã, os preços do petróleo estão em alta nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência para as importações nacionais, cresce em torno de 1% para 59,32 dólares por barril. E o West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, avança também em torno de 1% para 50,30 dólares por barril.

A evolução do petróleo está também a ser animada pelo otimismo dos investidores quanto à possibilidade de um acordo comercial entre os EUA e a China.

(Notícia atualizada pela última vez às 8:26)

Ver fonte