//PSI20 com desempenho abaixo dos principais índices apesar de momento alto nos mercados

PSI20 com desempenho abaixo dos principais índices apesar de momento alto nos mercados

O PSI20 tem tido um desempenho abaixo dos principais índices bolsistas da Europa e dos Estados Unidos, o que analistas contactados pela Lusa consideram o normal reflexo das maiores fragilidades da economia portuguesa.

“O comportamento do PSI20 é uma cópia da economia nacional, pouco diversificada, mas principalmente com uma componente muito reduzida da tecnologia no bolo global. Ora, num mundo onde a tecnologia já vale mais do que os setores tradicionais, é natural que o comportamento do PSI20 também fique muito aquém dos restantes índices principais”, segundo o analista da ActivTrades Mário Martins.

Opinião semelhante tem Henrique Tomé, da XTB, considerando que, pela dinâmica da economia portuguesa e pelas próprias cotadas que estão no PSI20, “não é um índice apelativo numa vertente de investimento”.

“O PSI20 ainda está a recuperar do efeito pandemia. Numa altura em que índices dos EUA e europeus batem novos máximos, o PSI20 está a anular perdas”, afirmou.

No início de fevereiro de 2020 estava nos 5.458 pontos e esta sexta-feira fechou nos 5.488 pontos, pouco acima.

Já o presidente da Maxyield – Clube dos Pequenos Acionistas, Carlos Rodrigues, afirmou que, até final de agosto, o ritmo de crescimento do PSI20 tem-se aproximado do dos índices europeus e dos Estados Unidos, mas acompanha “com atraso a recuperação bolsista a nível internacional”. Aliás, considera, o PSI20 está numa zona de resistência.