//PSI20 segue em queda com a Galp e BCP a perderem mais de 5%

PSI20 segue em queda com a Galp e BCP a perderem mais de 5%

Na sexta-feira, o principal índice, o PSI20 encerrou a cair 1,30% para 4.763,03 pontos, acompanhando as quedas registadas nas principais praças europeias.

Hoje, pelas 09:10, o PSI20 seguia a cair 2,88% para 4.626,06 pontos, com todas as ações a negociarem no vermelho.

A Galp e a Pharol eram os títulos que mais perdiam, recuando 6,92% para 8.18 pontos e 6,59% para 0,13 euros, respetivamente.

A empresa anunciou que vai concentrar as operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines e descontinuar a refinação em Matosinhos a partir do próximo ano.

Num comunicado enviado ao regulador dos mercados, a Galp refere que “continuará a abastecer o mercado regional mantendo a operação das principais instalações de importação, armazenamento e expedição de produtos existentes em Matosinhos”, e que está a “desenvolver soluções adequadas para a necessária redução da força laboral e a avaliar alternativas de utilização para o complexo”.

Em comunicado também enviado hoje, o Governo considera que a decisão da Galp de descontinuar a refinação em Matosinhos “levanta preocupações” em relação ao destino dos trabalhadores, mas lembra que as medidas anunciadas se inserem num processo que visa a descarbonização do setor energético.