A bolsa de Lisboa segue em baixa, em linha com a tendência das principais congéneres europeias, com as ações da Corticeira Amorim e da Altri a liderarem as perdas.
Pelas 08:50 (hora de Lisboa), o índice português de referência, o PSI20, seguia a recuar 1,06% para 4.965,77 pontos, com 15 ações negativas e três inalteradas (Ibersol, Ramada Investimentos e Sonae Capital), mantendo a tendência de abertura.
A Corticeira Amorim e a Altri eram as empresas que mais perdiam, recuando 3,83% e 2,55% para 9,54 e 7,25 euros.
A Galp seguia em baixa de 1,08% para 15,505 euros, enquanto a Jerónimo Martins e o BCP recuavam 0,71% e 0,58% para 11,235 e 0,2238 euros.
A EDP seguia a desvalorizar-se 0,06% para 3,143 euros.
O BPI inicia hoje a época de resultados das cotadas portuguesas, com a apresentação das suas contas do terceiro trimestre, após o fecho da sessão.
Lisboa seguia a acompanhar a tendência das principais bolsas europeias estavam hoje em baixa, com os investidores preocupados com as tensões geopolíticas originadas pela morte do jornalista Jamal Khashoggi na embaixada da Arábia Saudita na Turquia.
O Reino Unido com as negociações do ‘Brexit’, que não avançam, e a situação económica e política de Itália são outras das preocupações dos investidores.
A Comissão Europeia debate hoje se pede a Roma um novo projeto de orçamento, algo nunca visto anteriormente, depois de estudar a resposta do Governo italiano às advertências de Bruxelas de que as contas não cumprem as normas europeias.
Itália defendeu na segunda-feira as contas para 2019 e negou-se a reduzir o défice, alegando que está consciente que escolheu uma direção da política orçamental que não está em linha com as normas do Pacto de Estabilidade e Crescimento, mas é necessária para o crescimento económico do país.
O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 79,49 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,42% do que no encerramento da sessão anterior e depois de ter estado acima dos 85 dólares no início do mês.
A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1454 dólares, contra 1,1472 dólares na segunda-feira.
Deixe um comentário