//Publicada isenção de comissões em transferências no MB Way para serviços mínimos

Publicada isenção de comissões em transferências no MB Way para serviços mínimos

As contas de serviços mínimos bancários vão ter acesso a cinco transferências mensais, com o limite de 30 euros por operação, em aplicações como MB Way, foi publicado esta quarta-feira em Diário da República.

De acordo com a legislação, há isenção de comissões para “as transferências intrabancárias, as transferências efetuadas através de caixas automáticos, 24 transferências interbancárias, por cada ano civil, efetuadas através de ‘homebanking’, e cinco transferências, por cada mês, com o limite de 30 euros por operação, realizadas através de aplicações de pagamento operadas por terceiros”.

A isenção entra em vigor no dia 01 de janeiro, de acordo com a publicação de hoje em Diário da República.

Esta inclusão foi sugerida pelo PSD no âmbito do pacote legislativo que pôs fim a algumas comissões bancárias em plataformas eletrónicas, em processamento de empréstimos e no pagamento de prestações bancárias.

No dia 23 de julho, a medida foi aprovada com o voto a favor do PS, PSD, BE, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues e abstenção do PCP, CDS-PP, Verdes, Iniciativa Liberal, Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

O facto de as contas de serviços mínimos bancários ficarem isentas de comissões num número de transferências através de plataformas eletrónicas mais reduzido do que o que também foi aprovado para as outras contas bancárias levou o Bloco de Esquerda a avançar com um requerimento de avocação para votação em plenário o texto final aprovado na Comissão de Orçamento e Finanças sobre a proposta do PSD.

O objetivo, sublinhou a deputada Mariana Mortágua, era dar oportunidade de o parlamento poder eliminar aquela diferença entre uma e outra tipologia de contas, tendo em conta que o projeto do BE sobre esta matéria tinha sido rejeitado, mas os deputados acabaram por aprovar o texto da proposta do PSD.

Assim, as contas de serviços mínimos bancários não pagam comissões nas transferências realizadas através de aplicações de pagamento operadas por terceiros, como o MBWay, até cinco transferências por mês com o limite de 30 euros por operação.

Ver fonte