//Quase sete mil pessoas tiveram dificuldades em pagar pacotes de comunicações

Quase sete mil pessoas tiveram dificuldades em pagar pacotes de comunicações

No primeiro semestre de 2021, 6.835 clientes tiveram dificuldades em manter em dia os pagamentos dos pacotes de comunicações e invocaram a aplicação dos mecanismos de adaptação à crise provocada pela pandemia.

Deste total, “3.676 beneficiaram de alguma das garantias previstas na Lei, menos 8% do que no ano anterior”, revela o regulador.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a suspensão temporária do contrato foi a solução mais pedida pelos clientes que viram o seu poder de compra reduzido. Este recurso foi concedido a 979 pessoas.

Já a cessação unilateral do contrato foi concedida a 866.

Os clientes (1.123) que acordaram planos de pagamentos tinham em média uma dívida de cerca de 683 euros, incluindo IVA, e que corresponde a cerca de 20 faturas médias mensais dos serviços em pacote.

Foram recebidas 289 reclamações de consumidores sobre o acesso às garantias estabelecidas no artigo 361.º da Lei n.º 75-B/2020.

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