Ovos, coelhos, amêndoas. Tudo feito ou coberto com chocolate e muitos estarão na mesa dos portugueses esta Páscoa. Na União Europeia (UE), há um país que é responsável por quase um terço da produção. A Alemanha produziu, em 2017, 1,3 milhões de toneladas, fazendo do país de Angela Merkel o campeão do chocolate, segundo dados publicados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE.
Na segunda posição, e a uma distância considerável, está a Itália que foi responsável por 700 mil toneladas de chocolate, representando 18% do total da UE. A França e a Holanda são o terceiro e quarto maiores produtores, responsáveis por 400 mil toneladas cada, o que corresponde a 9% do bolo total.
E enquanto não abandona a União Europeia, o Reino Unido surge como o quinto país na escala, com uma quota de mercado de 7%, ou 300 mil toneladas. E muitas vezes associa-se à Bélgica o chocolate, mas este país é apenas responsável por 6% da produção.
Descendo ainda mais na escala, a Polónia produz 200 mil toneladas e a Espanha cerca de mil toneladas.
Estes oito países foram responsáveis por mais de 90% da produção de todo o chocolate em 2017. Portugal não aparece nesta tabela.
Deixe um comentário