//Receitas do turismo crescem quase 14%

Receitas do turismo crescem quase 14%

As receitas turísticas cresceram 14% no primeiro semestre e já atingem os 7 mil milhões de euros, revelam os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

Em junho, as receitas subiram 13,6%, face ao mesmo mês do ano passado, mas as subidas mais expressivas registaram-se nos meses da chamada época baixa: março com mais de 20%, maio com 19,5% e fevereiro com 16%.

Nos primeiros seis meses deste ano, os mercados que mais cresceram foram os da Irlanda (34%), Itália (20%) e Itália (17%). França cresceu 19% e a Alemanha, 17%.

Apesar dos efeitos do Brexit, os britânicos também gastaram em Portugal mais 12% do que o ano passado.

Em comunicado, o Ministério da Economia destaca o facto das receitas turísticas em Portugal crescerem cinco vezes mais do que o ritmo do crescimento do número de hóspedes.

No primeiro semestre, o número de hóspedes cresceu 2,6% e atingiu os 9,6 milhões. Fizeram mais de 25 milhões de dormidas. Nos aeroportos nacionais desembarcaram quase 13 milhões de passageiros.

O saldo da balança turística nos primeiros seis meses deste ano foi superior a 4,6 mil milhões de euros, mais 17% do que em 2017.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, os dados do Banco de Portugal mostram que o turismo continua a crescer ao longo de todo o ano e que o facto das receitas crescerem a um ritmo superior mais mostra que o país consegue atrair turistas que gastem mais.

Ver fonte

TAGS: