//Rendimento Básico Incondicional. É mesmo possível e desejável recebermos dinheiro por existirmos?

Rendimento Básico Incondicional. É mesmo possível e desejável recebermos dinheiro por existirmos?

Ainda assim, e em relação ao financiamento da medida, mesmo quem a defende o RBI não esconde que poderá muito provavelmente levar a um aumento de impostos. Seja ele o IMI, um imposto verde, outro sobre o sistema financeiro, mas também revisão nos escalões de IRS e nas contribuições para a Segurança Social.

Onde já foi aplicado e com que resultados?

A pandemia pôs países como os Estados Unidos e a Espanha a responderem a casos de necessidade com medidas aproximadas ao RBI, com cheques para as famílias mais necessitadas.

Na Escócia, no ano passado, e pela segunda vez, o tema está em discussão, com a secretária de Estado responsável pelos temas sociais e da justiça a referir-se à medida como “inovadora e radical”.

O Instituto de Políticas Públicas escocês sugeriu que os valores atribuídos fossem de 949 euros para uma única pessoa em idade ativa por mês, ou 1.467 euros para um casal, com um pagamento adicional de 320 euros para o primeiro filho e 268 euros para as outras crianças. Estes números baixam, no entanto, se as pessoas em idade ativa estiverem a trabalhar.

A experiência de dois anos na Finlândia decorreu entre 2017 e 2018, numa população de dois mil desempregados a quem deu 560 euros por mês. Os mais recentes estudos revelam que os beneficiários estavam mais satisfeitos com as suas vidas e tiveram menos desgaste mental do que aqueles que não tinham acesso a ela. Também têm uma perceção mais positiva de seu bem-estar económico.

Ver fonte

TAGS: