Em maio vai entrar em produção um novo sistema informático de suporte à renovação do Cartão de Cidadão (CC). O objetivo é a otimização do fluxo de atendimento, permitindo o alargamento do serviço aos Espaços do Cidadão, tornando o processo mais cómodo e rápido.
“A otimização do fluxo resulta da possibilidade de instrução do processo de renovação de cartão de cidadão com os dados já recolhidos no cartão que se apresenta a renovar, nomeadamente impressão digital, fotografia e altura, e desde que os mesmos se mostrem atualizados e com autorização do cidadão”, indica o Ministério da Justiça em comunicado.
Para beneficiar deste novo sistema os cidadãos têm de reunir três condições: ser portador do CC, ter 25 ou mais anos e, relativamente a primeiras renovações, o CC não se encontre caducado há mais de 30 dias.
Numa primeira fase, o serviço estará disponível apenas na área metropolitana de Lisboa, podendo depois ser alargado a outros espaços de atendimento locais.
A parceria com os Espaços do Cidadão vai abranger ainda o apoio ao atendimento digital, que passará a ser prestado por agendamento prévio. “A medida arrancará a partir da segunda semana de maio, e para a sua execução, serão contactados os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos que reúnam as condições para efetuar a renovação do cartão de cidadão online, de forma a poderem marcar o dia e hora de deslocação ao Espaço de Cidadão que lhe for mais conveniente para renovar o seu Cartão de Cidadão”.
Os espaços passam a constituir um complemento aos atuais balcões do Instituto dos Registos e do notariado e podem ser consultados na Plataforma Digital da Justiça.
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