A Reserva Federal norte-americana (Fed) baixou hoje os juros em 25 pontos base para um intervalo entre 1,50% e 1,75%, naquela que é a terceira descida consecutiva, mas sinalizou que na próxima reunião pode não o fazer.
É a terceira descida consecutiva dos juros este ano, num esforço para mitigar a desaceleração da economia norte-americana, mas no seu comunicado hoje divulgado, a Fed já não promete formalmente “agir para apoiar a expansão”, o que pode significar uma pausa nas descidas dos juros.
De acordo com o comunicado sobre a reunião de política monetária, a decisão contou com oito votos a favor e dois contra.
A economia norte-americana está no 11.º ano de expansão, alimentada pelos gastos dos consumidores e por um forte, apesar de enfraquecido, mercado de trabalho.
Com os cortes dos juros, a Fed está a tentar conter as incertezas que pairam sobre a evolução económica, agravadas pelos conflitos comerciais de Donald Trump, por uma economia global mais fraca e uma quebra na produção industrial norte-americana.
Deixe um comentário