//Reserva Federal injeta 75 mil milhões para financiamento diário dos bancos

Reserva Federal injeta 75 mil milhões para financiamento diário dos bancos

A Reserva Federal vai injetar 75 mil milhões de dólares (quase 68 mil milhões de euros) nas operações diárias de financiamento dos bancos norte-americanos, anunciou o banco federal de Nova Iorque, que está responsável por estes financiamentos, avança a imprensa internacional (acesso pago).

A medida é tomada um dia depois de um aumento súbito nas taxas dos acordos de reporte (repo, na designação em inglês) do mercado diário que garante a liquidez das instituições financeiras nos Estados Unidos.

Os custos de financiamento mais do que duplicaram na segunda-feira, chegando a tocar os 10%, num movimento que os analistas entendem ficar a dever-se ao facto de o banco central dos Estados Unidos estar a diminuir o montante de reservas – nomeadamente, mantendo menos dívida no balanço – após ter retomado o curso de normalização da política monetária.

O objetivo da injeção de liquidez anunciada é o de manter a taxa dos fundos federais da Reserva Federal dentro do intervalo atual de 2% a 2,25%, justificou a Fed em Nova Iorque.

A operação coincide com a reunião do Comité de Política Monetária da Reserva Federal em Washington, que decorre até amanhã, e que poderá decidir, segundo apontam os mercados, por um corte de 0,25 pontos percentuais na taxa de juros dos Estados Unidos.

Ver fonte

TAGS: