//Restrições ao fim de semana vão apertar no novo confinamento

Restrições ao fim de semana vão apertar no novo confinamento

O primeiro-ministro reconheceu esta terça-feira que as limitações decretadas aos sábados e domingos não foram suficientes para controlar a pandemia de covid-19, sinalizando medidas mais restritivas para os fins de semana.

“Não foram suficientes as medidas de confinamento ao fim de semana que adotámos anteriormente e que os permitiram controlar a segunda vaga”, começou por indicar António Costa no final da reunião com especialistas no Infarmed, em Lisboa.

“Temos de ir mais além neste momento”, avisou o primeiro-ministro, apontando para medidas mais restritivas aos fins de semana.

Pelas regras atuais, nos concelhos de risco mais elevado, a circulação está proibida entre as 13 horas e as 05 da manhã, ou seja, vigora o recolher obrigatório neste período.

Também durante os fins de semana, o comércio fecha a partir das 13 horas com a abertura a partir das 8 horas, exceto para as farmácias, as clínicas e consultórios, os estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados e as bombas de gasolina.

No caso dos restaurantes, a partir das 13 horas só podem funcionar através de entrega ao domicílio.