//Resultados do Novo Banco aumentam 178% até setembro

Resultados do Novo Banco aumentam 178% até setembro

O Novo Banco anunciou esta segunda-feira ter alcançado nos primeiros nove meses do ano um resultado líquido de 428,3 milhões de euros, um crescimento de 178% face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com um comunicado divulgado pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), o banco disse que o aumento de mais de 274,3 milhões de euros nos primeiros nove meses, em comparação com o período homólogo, mostram o “crescimento sustentado do negócio demonstrativo da capacidade de geração de receita e capital, apesar do atual contexto macroeconómico, pressões inflacionistas e subida das taxas de juros”.

No terceiro trimestre do ano, o resultado foi de 161,6 milhões de euros, uma variação de mais 30,3% face ao trimestre anterior.

Quanto a este trimestre, o Novo Banco justifica a “evolução positiva pela melhoria do produto bancário (+7,1%), controlo dos custos operativos (+0,4%) e menor nível de imparidades e provisões”.

Ainda sobre os primeiros nove meses, o banco refere que as comissões de serviço a clientes ascenderam a 215,7 milhões de euros, mais 3,8% comparando com o mesmo período do ano passado.

Já o produto bancário comercial totalizou 215,7 milhões de euros, menos 2,6% face ao período homólogo de 2021.

Citado no comunicado à CMVM, o CEO do Novo Banco, Mark Bourke, refere que o “crescimento da atividade nos primeiros nove meses de 2022, reflexo da estratégia de crescimento sustentado do negócio bancário em Portugal, com geração crescente de receita e capital, conduziu à criação de valor para todos os stakeholders”.

Menos trabalhadores e menos balcões

No final de setembro, o Novo Banco tinha menos 223 trabalhadores e menos 34 balcões do que um ano antes, tendo reduzido em 5,7% os custos com pessoal, para 169,8 milhões de euros, anunciou a instituição esta segunda-feira.

“Os custos com pessoal totalizaram 169,8 milhões de euros (variação de -5,7% vs 9M21), mantendo a tendência de redução que se tem verificado nos últimos anos em resultado das medidas de eficiência implementadas”, avança o já referido comunicado enviado à CMVM.

Segundo o banco, em 30 de setembro de 2022, o grupo Novo Banco tinha 4.139 colaboradores (menos 223 do que um ano antes e menos 54 do que no final de 2021) e dispunha de 300 balcões (menos 34 do que em setembro de 2021 e menos 11 do que em dezembro passado).

Destes 300 balcões, 205 estavam “transformados de acordo com o novo modelo de distribuição, proporcionando uma experiência digital e de cliente integrada”.

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