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Os super descontos que antecedem o Natal são cada vez mais populares. O último estudo revela que 95% dos consumidores sabe o que é a “Black Friday” e a tendência mundial é comprar cada vez menos em lojas físicas.
Os consumidores portugueses ainda estão divididos, tanto recorrem às lojas como à internet, durante este período de promoções. No ano passado, 65% dos portugueses fizeram compras durante as promoções da “Black Friday” através do smartphone.
A Kaspersky alerta para o aumento do risco para os consumidores durante esta altura, a probabilidade de sofrerem um ataque de phishing financeiro aumenta em 24%, quando comparada com a média anual.
O maior volume de negócios e o alargamento do período de descontos da “Black Friday” contribuem para uma exposição maior e mais prolongada a ciberataques. Há também cada vez mais consumidores on-line porque estão também a crescer os negócios na net, a aumentar as aplicações e os meios de pagamento estão mais acessíveis e seguros.
Este ano 15 famílias distintas de malware financeiro atacaram os utilizadores de algumas das marcas mais populares. Normalmente, os hackers atacam as grandes marcas para obterem as credenciais dos utilizadores: logins, palavras-passe, número dos cartões bancários, contacto de telemóvel, entre outros. Com estes dados, modificam os websites e reencaminham os utilizadores para outras páginas de phishing.
Os consumidores devem redobra a atenção nesta época, assim como as plataformas de comércio online. Ficam alguns conselhos.
Para os consumidores:
• Invista numa solução de cibersegurança;
• Faça cópias de segurança regulares dos seus dados;
• Mantenha o Windows e outras aplicações atualizadas;
• Utilize palavras-passe únicas e complexas para cada conta;
• Cuidados redobrados nas compras online por smartphone. Os links mais curtos, de fácil leitura, podem reencaminhar para outras páginas. É preferível desligar o Wi-Fi e utilizar os dados móveis;
• Evite compras em websites suspeitos ou incompletos;
• Não clique em links enviados por desconhecidos ou por pessoas de quem não espera uma mensagem;
• Fixe um limite máximo para gastar numa compra;
• Reduza o montante disponível nos cartões para os pagamentos online;
• Limite as tentativas de transação do seu cartão bancário;
Para as marcas com comércio online:
• Utilize um serviço de pagamento credível e mantenha atualizado o software de pagamento;
• Invista numa solução de cibersegurança;
• Utilize uma solução preventiva contra fraudes.
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