//Rui Rio confirma aulas à distância no novo estado de emergência

Rui Rio confirma aulas à distância no novo estado de emergência

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou esta quarta-feira que o decreto do Presidente da República para o próximo estado de emergência vai prever a possibilidade de ensino à distância, aspeto que classificou como “muito positivo”.

“Não vale a pena continuar a fingir, como o Governo disse, que apenas empurrou o ano letivo quinze dias para a frente. O decreto permitirá e muito bem que haja ensino à distância”, afirmou Rio, considerando que as escolas que o puderem fazer – privadas ou públicas – não podem ser prejudicadas.

O presidente do PSD falava aos jornalistas na sede nacional do partido depois de uma audiência, por videoconferência, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Rui Rio confirmou que o PSD voltará a votar, na quinta-feira, a favor da renovação do estado de emergência, como fez desde o início da pandemia, para que o Governo “continue a ter os instrumentos” para combater a propagação da covid-19.

“Há um aspeto muito positivo no decreto do sr. Presidente, segundo ele nos anunciou, que tem a ver com a questão das escolas (…) As escolas têm de permanecer fechadas mais tempo e, nesse sentido, o decreto permitirá – e muito bem – que possa haver ensino à distância, ensino virtual. Não faz sentido, se há escolas que estão preparadas para isso – privadas, públicas também -, serem prejudicadas por haver escolas que não trataram de fazer aquilo que lhes competia ou do Ministério que, não tendo tratado disso, teve a sorte de algumas escolas o terem feito”, disse.

Na audiência com o chefe de Estado, Rio deixou também duas sugestões: que se acione o recurso a “jovens reformados” médicos e enfermeiros e que as autoridades sanitárias passem a informar, a par do número de óbitos e infetados, o número de pessoas já vacinadas.