//Salário médio dos operadores de ‘contact centers’ foi de 806 euros em 2019

Salário médio dos operadores de ‘contact centers’ foi de 806 euros em 2019

“Os setores que registaram ordenados mensais médios mais elevados foram o dos correios e distribuição expresso (1.100 euros), bancos e instituições financeiras (880 euros) e assistência em viagem (851 euros)”, revelou Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), na nova edição do estudo de ‘benchmarking’ sobre este setor.

Por outro lado, “os montantes médios mais baixos foram registados na saúde (664 euros), turismo (690 euros) e comércio (693 euros)”, indicou a associação, ressalvando que estes valores “correspondem apenas às remunerações base e não têm em conta a componente variável associada”.

A APCC indicou ainda que, no mesmo período, o salário médio mensal dos supervisores de ‘contact centers’ “registou um aumento de 2,97% em relação ao ano anterior, posicionando-se nos 1.075 euros”, 33,42% acima do auferido pelos operadores, de acordo com a associação.

“Os setores com ordenados médios de supervisores mais elevados foram os dos correios e distribuição expresso (1.500 euros), bancos e instituições financeiras (1.110 euros) e comércio (1.092 euros), enquanto os valores mais baixos se verificaram no setor da saúde (835 euros), turismo (835 euros) e ‘utilities’ (916 euros)”, de acordo com a APCC.

Segundo a associação, o serviço ao cliente “continua a ser a função de ‘contact center’ mais representativa, assegurada por 84% dos respondentes”, um aumento de oito pontos percentuais em relação a 2018.

A APCC garante ainda que, tendo em conta a comparação com 2019, “foi possível apurar melhorias em alguns indicadores de ‘performance’ operacional”, como a diminuição do tempo de espera para ser atendido pelo ‘contact center’ de 64 segundos para 49 segundos bem como um “decréscimo significativo do tempo médio de resolução de solicitações (excluindo reclamações) de 19,8 horas para 11,92 horas”, entre outros itens.