//Salários no Estado recebem bónus de pelo menos 30,5 euros em maio

Salários no Estado recebem bónus de pelo menos 30,5 euros em maio

Os mais de 742 mil trabalhadores do Estado vão receber, a partir de 20 de maio, um bónus no ordenado de pelo menos 30,5 euros, à boleia do pagamento dos retroativos do aumento adicional de 1% relativos aos primeiros quatro meses do ano. Esse extra no vencimento não estará sujeito a retenção na fonte, segundo o projeto de decreto-lei apresentado esta quarta-feira às estruturas sindicais (Fesap, Frente Comum e STE) pela secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires.

Significa, por exemplo, que os cerca de 124 mil funcionários públicos, perto de 17% do total, com o salário mínimo de 761,58 euros vão receber, no próximo mês, 30,5 euros limpos, uma vez que não terão de fazer descontos para o IRS. Este valor corresponde ao incremento extra de 1%, que se traduz em 7,62 euros por mês, entre janeiro e abril, segundo cálculos do Dinheiro Vivo.

No caso dos mais de 126 mil trabalhadores, cerca de 17% do universo da Função Pública, que auferem 861,23 euros, a folha de vencimento vai engordar 34,4 euros em maio. Para um ordenado base médio, que segundo os últimas estatísticas da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) estava nos 1567,2 euros, o bónus será de 62,7 euros. Neste nível remuneratório deverão estar mais de 163 mil funcionários ou cerca de 22% do emprego público.