//Santander Totta contribuí em 2020 com 338 milhões para resultado global do grupo espanhol

Santander Totta contribuí em 2020 com 338 milhões para resultado global do grupo espanhol

Na informação que enviou hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, em Madrid, o grupo Santander explica que o “benefício ordinário atribuível” da filial portuguesa caiu 36% em relação ao ano anterior, devido ao impacto da crise provocada pela pandemia nas receitas e provisões, o que foi apenas “parcialmente compensado” por custos mais baixos.

O dono do Santander Totta assegura que “reforçou” a sua posição de liderança no mercado português, sendo o maior banco em empréstimos e adiantamentos a clientes na atividade doméstica, com quotas de produção de 18% em empréstimos a empresas e 25% em hipotecas.

As receitas totais do banco português diminuíram 6%, devido ao impacto da pandemia na margem (taxas de juro mais baixas) e comissões (volumes mais baixos e a suspensão de comissões sobre pagamentos eletrónicos e sobre os créditos de moratórias).

As despesas de funcionamento diminuíram 5%, graças ao processo de transformação em curso, o que faz com que o rácio de eficiência seja cerca de 46%.

Houve um aumento das dotações, devido à criação de provisões para os possíveis impactos futuros da pandemia de covid-19, que fizeram com que o custo do crédito subisse para 0,51%.

Por outro lado, o rácio de crédito malparado caiu para 3,89%.