//Se investir em fundos, quais os riscos e oportunidades?

Se investir em fundos, quais os riscos e oportunidades?

Nas próximas semanas, às segundas-feiras pode ver respondidas questões como: Quero investir. Como o posso fazer? (publicado dia 1); Como selecionar as melhores ações e obrigações? (dia 8); E se investir em fundos? (publicamos hoje); e Como gerir melhor as poupanças? (dia 22).

Segue-se então o tema desta semana, respondido por Franklin Silva, Funds Analyst da Golden Wealth Management.

Investir em fundos

As motivações para um investimento em fundos podem ser várias. Desde logo, realçamos a questão da diversificação; o acesso a gestores ativos e/ou o acesso a estratégias de investimento próprias. No entanto, escolher entre cerca de +100.000 fundos existentes pode ser um verdadeiro quebra-cabeças.

Na seleção de fundos de investimento é fundamental uma análise robusta, independente e contínua que permita dar forte apoio na procura por consistência na performance de longo prazo dos gestores. Os investidores devem prestar atenção ao cumprimento da sua política de investimento, aos procedimentos de gestão de risco, ao posicionamento histórico (para verificar coerência) e à causa da performance (para averiguar se os retornos passados são resultado de gestão ativa ou incremento de risco).

Para isso, recomendamos sempre que se suporte de uma equipa profissional e dedicada que faça uma análise diligente e que elimine os critérios de risco muitas vezes pouco visíveis ao investidor.

Ver fonte

TAGS: