//Sentimento económico volta a piorar na zona euro e UE por fraca confiança da indústria

Sentimento económico volta a piorar na zona euro e UE por fraca confiança da indústria

O indicador de sentimento económico voltou, em agosto, a piorar na zona euro e na União Europeia (UE), principalmente pelo “enfraquecimento significativo” na confiança da indústria europeia devido às encomendas globais, divulgou a Comissão Europeia esta terça-feira.

Dados publicados pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, que têm por base inquéritos às empresas e aos consumidores para agosto de 2022, revelam que o indicador de sentimento económico “diminuiu ainda mais” do que no mês anterior, tanto na zona euro (-1,3 pontos para 97,6) como na UE (-1,0 pontos para 96,5).

Este serviço do executivo comunitário atribui a queda ao “enfraquecimento significativo da confiança na indústria e, em menor escala, nos serviços, que foi apenas parcialmente compensado por sinais preliminares de estabilização do comércio a retalho, da construção e da confiança dos consumidores”.

No caso da indústria, a descida (-1,4) acontece pelo sexto mês consecutivo, uma vez que “as avaliações dos gestores sobre o nível atual das carteiras de encomendas globais registaram nova deterioração acentuada e os ‘stocks’ de produtos acabados foram avaliados como mais abundantes, apontando para um enfraquecimento das vendas”, é explicado.

Ainda assim, as expectativas de produção para os próximos três meses aumentaram, de acordo com a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia.

A confiança no setor dos serviços também piorou (-0,9), devido à anterior situação empresarial passada e à procura até então existente.