São 317 tarifários diferentes, de 23 comercializadores de eletricidade, para além de oito no gás natural, disponíveis no simulador de preços de energia da Entidade Reguladora dos Serviços Energético (ERSE) e que permitiram em menos de um ano que 58% dos consumidores (seis em cada dez) encontrassem preços preços mais baixos face ao seu contrato atual. Desses, revela um inquérito realizado aos utilizadores e agora revelado pela ERSE, 82% manifestaram mesmo intenção de mudar de comercializador.
“Por exemplo, para um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 36,63 €, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo acrescido de mais de 18 € ao mês”, diz a ERSE em comunicado. O simulador de preços de energia da ERSE mostra todas as ofertas comerciais disponíveis para consumidores em Baixa Tensão Normal (eletricidade) e em Baixa Pressão <10.000m3 (gás natural). Os valores apresentados já incluem as taxas e impostos aplicáveis com exceção da taxa DGEG e ignoram as ofertas com serviços adicionais obrigatórios.
O regulador dá também conta que desde que foi lançado, a 29 de Maio de 2018, no Dia
Mundial da Energia, o simulador registou até ao final do ano passado um total de 963.029 simulações. Ou seja, quase um milhão de pessoas recorreram ao simulador para avaliar o seu atual tarifário.
E agora, depois de muitos comercializadores terem anunciados descidas nos seus tarifário sem 2019, torna-se ainda mais pertinente recorrer ao simulador da ERSE, que já tem todas as novas informações carregadas no sistema. “Utilizar um simulador de preços de energia é particularmente importante num contexto em que vários comercializadores anunciaram descidas nos seus tarifários no início deste ano. Uma vez que estas descidas podem ser diferentes entre os vários tarifários, é importante que cada consumidor escolha qual a melhor oferta para a sua situação em particular”, referiu ainda o regulador.
“Com o início do ano de 2019, a ERSE recomenda que todos os consumidores consultem o Simulador de preços, que é permanentemente atualizado sempre que existam novas ofertas comerciais ou atualizações de preços, e verifiquem qual é a melhor oferta comercial que se adequa ao seu caso”.
No simulador pode, por exemplo : comparar o valor a pagar quando é necessário decidir contratar a eletricidade e o gás natural de forma conjunta ou em separado; colocar os preços do seu contrato atual para perceber se pode poupar com uma mudança; identificar graficamente o peso das componentes numa fatura de energia, como por exemplo o peso das tarifas de acesso às redes, da componente de energia ou das taxas e impostos.
Deixe um comentário