Partilhareste artigo
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) cancelou a manifestação agendada para hoje em Faro, após ter realizado contactos que perspetivam “o relançamento do diálogo” com o banco Santander.
“Na sequência dos contactos mantidos nas últimas horas, que perspetivam o relançamento do diálogo com o banco Santander, o SNQTB decidiu cancelar a manifestação agendada para hoje em Faro”, anunciou, em comunicado, o sindicato.
O Santander anunciou, no final de abril, um acordo para a saída de 68 trabalhadores no primeiro trimestre deste ano, no âmbito da reestruturação do banco, e a eliminação de mais 100 a 150 postos de trabalho “cujas funções se tornaram redundantes”.
A estrutura sindical ressalvou hoje que o cancelamento da manifestação não significa que prescinda “do recurso a outros instrumentos” que salvaguardem os direitos dos trabalhadores.
Subscrever newsletter
O SNQTB lamentou ainda que, até ao momento, não tenha sido possível encontrar uma “solução razoável e ajustada” ao banco, mas reiterou estar disponível para dialogar com a administração do Santander.
Ao longo desta semana, os trabalhadores da instituição financeira manifestaram-se em Lisboa, no Porto e em Coimbra.
O Santander anunciou, no final de abril, um acordo para a saída de 68 trabalhadores no primeiro trimestre deste ano e o despedimento de mais 100 a 150 postos de trabalho “cujas funções se tornaram redundantes”.
Em causa estão sobretudo trabalhadores de balcões fechados a que o Santander propôs a saída mas que não aceitaram.
O SNQTB diz que desde setembro o banco se tem dirigido a esses trabalhadores a propor a saída de forma agressiva e sem condições justas e equilibradas.
Deixe um comentário