//Siza Vieira destaca investimento público e estímulos ao privado

Siza Vieira destaca investimento público e estímulos ao privado

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que o Orçamento de Estado para 2022 é aquele em que o investimento público e os estímulos ao investimento privado “mais crescem” comparativamente aos dos últimos anos.

“Este é o orçamento em que o investimento público e os estímulos ao investimento privado mais crescem daqueles que temos tido nos últimos anos”, afirmou Pedro Siza Vieira, à margem da comemoração do 20.º aniversário do Porto Technical Center da Yazaki, em Ovar.

Em declarações aos jornalistas, o ministro salientou que este é “um caminho” que deve ser feito “com muito cuidado”, ao ser necessário conjugar “a disciplina das finanças públicas” com a redução da dívida pública e, ao mesmo tempo, “conseguir aumentar os rendimentos das famílias”.

“Isto é um caminho que temos de fazer com muito cuidado […]. Agora temos de voltar a uma trajetória de redução da dívida pública. Ao mesmo tempo, usar toas as disponibilidades que temos para conseguir apoiar o investimento, conseguir aumentar os rendimentos das famílias e continuar a fazer aquilo que julgo que todos percebemos que necessitamos que é de reforçar os serviços públicos, particularmente, no setor da saúde”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de existir “margem” para negociar a proposta do Orçamento de Estado para 2022 com os parceiros sociais, que consideraram o mesmo “tímido” e “insuficiente”, Pedro Siza Vieira salientou tratar-se de “um exercício complicado”.

“Este é um exercício complicado. Provavelmente toda a gente gostava mais que fosse feito mais esforço, reduzíssemos mais os impostos, aumentássemos mais a despesa pública, mas na verdade temos de conciliar esses objetivos com uma postura de responsabilidade nas finanças públicas”, defendeu.