//Solução portuguesa ajuda comboios a chegar a horas

Solução portuguesa ajuda comboios a chegar a horas

A colocação de sensores junto à linha ajuda os comboios a chegar a horas. A solução nasceu em Portugal através do centro de excelência para a área da mobilidade da consultora Hitachi Vantara, que conta com uma equipa de 15 pessoas. A proposta desenvolvida a partir de Lisboa será também adaptada para os autocarros.

“O nosso foco é obter melhores dados e informação que permitam, em tempo real, tomar melhores decisões na rede ferroviária”, explica ao Dinheiro Vivo o diretor de inovação da Hitachi Vantara, Paulo Valério.

Os sensores são colocados perto dos aparelhos de mudança de via, cada vez mais operados automaticamente. Através da recolha de dados, como a vibração e a distância a que está o comboio, é possível verificar se esses equipamentos estão a funcionar devidamente, contribuindo para a pontualidade ferroviária.

“Não havendo problemas com estes aparelhos, os comboios fazem o percurso no tempo estipulado e o passageiro repara que a viagem é muito mais fiável, tranquila e confortável”, recorda o mesmo responsável.

A correta manutenção dos equipamentos também reduz os custos de exploração das vias férreas porque “existe um melhor planeamento das ações das equipas de campo na avaliação e manutenção” dos gestores de infraestruturas, a quem esta solução poderá ser vendida.

Entre os próximos passos, a empresa japonesa quer aproveitar as câmaras de vídeo do próprio comboio para verificar os cabos elétricos que fornecem corrente aos pantógrafos. A recolha dos dados, contudo, ainda é o principal desafio por causa de algumas falhas na cobertura de rede móvel em toda a infraestrutura sobre carris.