O conselho de administração da Tesla incumbiu um comité especial para analisar a possibilidade da empresa liderada por Elon Musk sair de bolsa.
O comité especial que vai decidir o futuro da Tesla é composto por três administradores independentes: Brad Buss, Robyn Denholm e Linda Johnson Rice.
“O comité especial tem todo o poder e autoridade do conselho de administração para tomar todas e quaisquer ações em nome do conselho, já que é necessário avaliar e negociar uma potencial operação de saída de bolsa e alternativas a qualquer transação proposta pelo Sr. Musk”, refere um comunicado da Tesla divulgado ao mercado esta terça-feira.
“A garantia de autoridade dada ao comité especial assegura que nenhuma operação de saída de bolsa será consumada sem a aprovação do comité especial. O comité especial espera dar informação sobre o processo associado à proposta do Sr. Musk assim que for praticável”, adianta.
A Tesla frisa que não há nenhuma garantia de que alguma proposta para retirar a empresa de bolsa será aceite ou executada.
O controverso líder da Tesla, Elon Musk, anunciou na sua conta no Twitter, no dia 7 de agosto, que estava a considerar retirar a empresa de bolsa ao preço de 420 dólares por ação, garantindo que tinha o financiamento assegurado. Adiantou que os acionistas poderiam vender ao preço anunciado ou continuar no capital da Tesla. As ações da Tesla chegaram a valorizar mais de 13% após o tweet.
No mesmo dia, num email enviado aos trabalhadores da empresa, Musk explicou os motivos da operação e porque considera que “é o melhor caminho a seguir” pela empresa.
Sublinhou que a decisão não está tomada mas que quer criar “o melhor ambiente para a Tesla operar” já que como empresa cotada, está sujeita à oscilação do preço das ações que podem ser uma grande distração para todos na empresa e para os acionistas. Além de que a Tesla tem de reportar os seus resultados trimestralmente, o que é uma grande pressão.
Mas investidores não gostaram da surpresa e na passa sexta-feira processaram a Tesla e Musk por considerarem que o anúncio foi uma forma fraudulenta de esmagar os short-sellers – que apostam na queda do preço das ações. O polícia da bolsa nos EUA, a Securities and Exchange Commission, começou a averiguar a atividade de Musk.
Ontem, Musk publicou uma atualização sobre o seu anúncio, com respostas a perguntas mais frequentes.
Deixe um comentário