//Tesouro troca obrigações que vencem em 2020 por nova dívida a dez anos

Tesouro troca obrigações que vencem em 2020 por nova dívida a dez anos

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) quer diminuir a dívida a refinanciar em 2020 e vai avançar para uma oferta de troca esta quinta-feira. Os investidores que aceitarem a troca terão novos títulos que apenas atingirão a maturidade em 2028.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 31 de janeiro pelas 10:00 horas uma oferta de troca recomprando a seguinte Obrigação do Tesouro com maturidade em 2020”, indicou a agência liderada por Cristina Casalinho numa nota enviada às redações.

No próximo ano, o Tesouro terá de devolver mais de nove mil milhões de euros aos mercados. Mas com esta operação tenta diminuir o valor a refinanciar em 2020, adiando o pagamento de alguma dessa dívida para 2028. É uma forma de tranquilizar os investidores e diminuir o risco de refinanciamento.

No entanto, em 2028, Portugal tem já assumidas responsabilidades de 12 mil milhões em reembolsos. Além de existirem Obrigações do Tesouro a vencer esse ano, nessa altura Portugal prevê estar já também a reembolsar parte dos empréstimos concedidos pelas instituições europeias durante o programa de resgate.

Ver fonte