//Três comissários europeus em quarentena depois de contacto com João Leão

Três comissários europeus em quarentena depois de contacto com João Leão

Três comissários europeus vão ficar em isolamento depois de terem estado com o ministro português das Finanças, João Leão, que testou positivo à covid-19.

Um porta-voz da Comissão Europeia indicou ao Dinheiro Vivo que “os vice-presidentes Executivos Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, assim como a comissária Elisa Ferreira, são considerados pessoas de contacto”, ficando em quarentena.

“Estes três membros do Colégio de Comissários foram informados e respeitarão as regras belgas de quarentena a partir de hoje (teste no sétimo dia; quarentena pelo menos até ao resultado do segundo teste; isenção para exercer funções essenciais)”, referiu a mesma fonte oficial do executivo comunitário.

Já a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, “nem os outros membros da delegação do Colégio preenchem os critérios para serem considerados pessoas de contacto”, detalhou o porta-voz, indicando que “as autoridades portuguesas informaram a Comissão Europeia de que o ministro das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19, após o final da visita do Colégio a Lisboa para reunir com a Presidência Portuguesa da União Europeia.”

“A Presidente von der Leyen e o Colégio desejam uma rápida recuperação ao ministro João Leão”, referiu o porta-voz da Comissão Europeia.

Tal como acontece no início de cada presidência rotativa, Portugal recebeu na sexta-feira, dia 15 de janeiro, o Colégio de Comissários da Comissão Europeia para uma ronda de reuniões sobre o programa e as prioridades da presidência.